25 janeiro 2021

Viva a Democracia

 


Nos últimos tempos tenho andado preocupada com duas questões alheias à minha vida pessoal mas que a podem influenciá-la em larga escala. Uma delas é esta vaga de COVID-19 que nos está a dizimar diariamente e me provoca uma angústia tremenda. A outra é a nossa Democracia, que está em risco com a normalização dos ideais da extrema direita e que me provoca, para além de angústia, muitas náuseas. É sobre a segunda que vos falo hoje.
Posso dizer-vos seguramente que sempre me considerei uma pessoa sem preconceitos. É Mentira! Afinal tenho preconceitos contra o preconceito. Abomino tudo o que sejam pensamentos extremistas, principalmente os que privam os outros de direitos adquiridos socialmente.
Ontem presidi a uma assembleia de voto na freguesia onde moro, e não posso deixar de partilhar que foi para mim um dia cheio de emoções controversas. Apercebi-me que o medo se instalou nos corações de muito boa gente. Posso dizer-vos que vi:
- pessoas idosas, com muita dificuldade em andar, de bengala ou canadianas, a arrastarem-se até à mesa de voto para manifestarem a sua vontade.
- pessoas idosas, com dificuldade em respirar porque tinham deixado em casa o seu oxigénio, só para poderem dar o seu parecer.
- pessoas que votavam pela primeira vez- Estas subdividiam-se em mulheres e homens de etnia cigana e negros de meia idade e também em jovens que recentemente adquiriram o seu direito ao voto.
- pessoas que não votavam há 10, 20 e 30 anos e que ontem sentiram que o deveriam fazer. Faço aqui um â parte apenas para dizer que para além de um dever, o direito ao voto é isso mesmo: um Direito, do qual as pessoas não deveriam abdicar.
Agradeci a todos e até alguns me comoveram! Porque sim! Porque é por todos nós que cada voto individual conta!
Isto fez com que, para já, estejamos seguros na nossa Democracia. Mas isto é mesmo só "para já". 
Aos que, como eu, acreditam que todos deveremos ter os mesmos direitos, independentemente da raça, do género, da opção sexual, entre outros, temos de continuar a impor-nos, temos de continuar a acreditar que só assim teremos um mundo justo!
Infelizmente. no séc XXI, causas como a emancipação da mulher, como as lutas anti-racismo ou anti-xenofobia, como a LGBT... não podem acabar. Ainda não chega!
Um grande Viva à Democracia!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!
MsdaMor